Comunidade de Linha Formiga

COMUNIDADE DE LINHA FORMIGA

HISTÓRIA DA COMUNIDADE DE LINHA FORMIGA – FRANCISCO BELTRÃO – PARANÁ.







A comunidade de Linha Formiga teve inicio em 1963, tendo como  primeiros moradores dois  primos de sobrenome Garbozza e outro de sobrenome Welter todos vindos do Rio Grande do Sul, todos lá tinham propriedades com grande quantidade de araucária onde venderam e vieram pra cá, aqui compraram a terra de uma imobiliária, a intenção foi de comprar a terra para deixar para os filhos. Já estando aqui uma equipe de engenheiros começaram demarcar as propriedades de cada um quando iam preparar os equipamentos sempre achavam formigas ai originou o nome da comunidade. Assim que cada um estava instalado começaram a preparar as primeiras roças e ter produção de milho, feijão, arroz, batata, mandioca, batata inglesa, fava, pipoca e verduras esses foram os principais produtos que era produzido no inicio da comunidade toda a produção era feita manual e com tração animal.
Depois que essas famílias já estavam aqui veio outras como a família Cover e aqui foram se instalando e aumentando a população da comunidade.
As famílias Garbozza e Cover eram bem parceiras umas com as outras já que lá no Rio Grande do Sul já se conhecia e ai trabalhavam juntas se ajudavam em tirar erva mate, semear trigo, fazer roçado, limpa da roça. Festejavam o natal, pascoa, ano novo, organizavam festas aos domingos preparavam cuca bolo, bolacha.
Outo fato que ficou marcado também era quando o gado dos fazendeiros escapavam e vinham estragar a roça do pessoal da linha formiga, ai se reunia uma turma a cavalo para tocar de volta.
As famílias quando tinha um pouco de produção excedente saim nas bodegas nas redondezas para vender.
Também iam de carroça até na comunidade de Linha Altaneira que pertence a Flor da Serra da Serra, lá iam ao culto.

A Comunidade de Linha Formiga fica 25 km de Francisco Beltrão, seguindo sentido a Ampere entra a esquerda ao lado do Restaurante Frizzo pegandando estrada de chão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário